existe sempre alguém ...passo e fico como o universo...
22
Fev 15
publicado por alemvirtual, às 16:20link do post

17837186_sFRuB.png

 

Só quem nunca se aventurou por estas serranias feitas de pedra e barro é que não conhece o vento agreste que corre para as bandas de Fátima.

O vento gela e agride. Anuncia-se com um sopro brando, mas depressa se agita furioso nos pastos e nos galhos frágeis das carrasqueiras. É preciso determinação para o enfrentar; olhá-lo de frente, sustendo o corpo e a dor... 

Determinação é o que não falta a corredores e caminheiros. Porém, muitas vezes, determinação não basta, porque o corpo submete a si, até a vontade mais férrea. Quando as lesões atacam, cada movimento arranca um gemido de dor, ou gritos agudos, verdadeiros urros como se de feras feridas se tratasse...

 

Hoje, 22 de fevereiro, correu-se o 16º Grande Prémio de Atletismo Eirapedrense, num dia assim, frio e ventoso. Cerca de 500 atletas, corredores e caminheiros não se deixaram intimidar pelo cinzento do céu, nem pela agitação das árvores. Pelas 10:30h foi dado o sinal de partida. 

IMG_5319.JPG

 

Organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Eira da Pedra, Fátima, esta prova de atletismo vai na sua 16ª edição. É um percurso desafiante, que se desenrola no asfalto, em cerca de duas voltas "sobe e desce".

Excelente organização, com muitos colaboradores, forças de segurança e bombeiros; Ambiente acolhedor; Almoço-convívio digno de algumas estrelas Michelin (na falta de estrelas Asics ou Nike, Adidas, ou outra marca qualquer).

É uma prova que se recomenda e que espero não perder em 2016. Este ano, os dorsais 70 e 71 ficaram na linha de "Partida", mas o coração voou com os outros e na estrada ouviu-se também o eco dos nossos passos.

IMG_5351.JPG

 

(O 1º classificado quase a chegar à Meta) 

Estas são algumas das causas que nos impedem de correr...

1. Síndrome da banda iliotibial - É uma inflamação causada pelo atrito da banda iliotibial com a lateral do fêmur, e geralmente causa dores na lateral do joelho. 

Causas: aumento exagerado do volume de treinos; usar tênis muito gastos; falta de força nos músculos abdutores; desalinhamento nos joelhos e nos tornozelos; encurtamento muscular nos membros inferiores; diferença maior que 1 centímetro no comprimento das pernas.

2. Canelite - Inflamação no tecido que recobre a tíbia e provoca dores na canela.

Causas: aumento exagerado no volume de treinos; uso de tênis inadequado para o tipo de pisada ou muito gasto; falta de fortalecimento na musculatura da tíbia; pisada excessivamente pronada ou supinada; falta de alongamento nos músculos da panturrilha.

3. Fascite plantar - Inflamação da fáscia plantar — tecido que une o calcanhar aos dedos e serve para proteger os ossos do pé — que gera dores na sola.

Causas: aumento exagerado no volume ou intensidade de treinos; uso de tênis gastos ou com pouco amortecimento; excesso de peso; pés chatos ou com pronação e supinação excessiva.

4. Tendinite no tendão de Aquiles - Inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar.

Causas: falta de repouso entre os treinos; aumento exagerado no volume ou intensidade do treinamento; excesso de peso; falta de força ou de alongamento na musculatura dos membros inferiores; pronação ou supinação excessiva.

5. Fratura por estresse - Microfraturas que ocorrem por causa do desgaste ósseo, geralmente acontecem nos pés, na tíbia e no fêmur.

Causas: correr em pisos muito duros ou irregulares; aumento excessivo do volume de treinos; fadiga muscular; usar tênis muito gastos; rigidez nos tendões; idade.

6. Distensão muscular - É o rompimento das fibras musculares, ocorre principalmente na panturrilha e nos músculos da coxa.

Causas: sobrecarga nas atividades de alta intensidade; fadiga muscular; falta de flexibilidade; desequilíbrio de força muscular; postura incorreta durante a corrida; idade.

7. Condromalácia patelar - Dor no joelho provocada pelo atrito entre o osso do fêmur e a patela. Acontece quando a cartilagem patelar não está em perfeitas condições.

Causas: aumento excessivo do volume de treinos; correr sempre em pisos duros; falta de alongamento e fortalecimento muscular dos membros inferiores; excesso de peso.

(Fonte: extraído de matéria publicada na Revista O2, edição 104, dezembro de 2011)

 

Em breve, tenciono voltar a correr...

IMG_5316.JPG

 

 

 

 

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO