existe sempre alguém ...passo e fico como o universo...
07
Set 08
publicado por alemvirtual, às 16:12link do post

Integrada nas Festa do Avante realizou-se a Corrida das Festas.

Já é tradição no primeiro fim-de-semana de Setembro, a zona envolvente da Quinta da Atalaia - Amora encher-se de tendas, gente jovem, gente menos jovem, gente idosa, gente das artes e das letras, gente do palco e da política...música, gastronomia e artesanato. E intervenções políticas, claro. Mas creio que há muita gente que vai pela festa em si e não por se identificar com as questões de política partidária ou social ali tratadas.

Sejam quais forem os motivos, a Festa do Avante tem lugar assegurado no panorama social do país.  

http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=503&Itemid=612

 

Muitos atletas participaram na Corrida. Ouvi falar em mais de um milhar. As ruas encheram-se com tantos participantes.

As inscrições foram gratuitas, o que começa a ser cada vez mais raro em provas desportivas. Compreendo que nem todas as organizações e clubes possam dinamizar eventos desportivos sem o contributo financeiro dos atletas/participantes. Porém, a sensibilização para a prática desportiva, a divulgação do Atletismo e a promoção de acções conducentes a uma vida mais saudável, física e psicologicamente, ficam aquém dos seus intentos, enquanto uma inscrição custar 6, 7 ou 10€. Por mim, haverá poucas provas em que gastarei esse dinheiro. Não que o acontecimento desportivo em si não o mereça, mas porque se acrescer a esse custo, a deslocação e alimentação contabiliza uma verba considerável. Uma despesa dispensável (ou várias despesas dispensáveis por mês, já que há muitas provas e quem vai a uma, gosta de ir a mais) quando existem muitas outras não suprimíveis para onde dirigir o orçamento familiar (ou pessoal, como no meu caso).

 

Voltando à corrida...

É um percurso bonito, em especial o troço da Baía do Seixal. O restante caminho, como não podia deixar de ser é em espaço citadino (coisa que não me agrada muito).

Houve abastecimento de água ao 5º Km e no final.

O dia esteve bonito, até demasiado quente. Tanto que ao início da prova já muitos jovens se estendiam nas zonas de relva aproveitando as sombras e os espaços verdes, comendo, bebendo e tentando acordar depois de uma noite de folia.

 

A distribuição de t-shirt´s, água e o Diploma de Participação fez-se ordeira e eficazmente. No entando, bastante demorada, não pela organização em si, mas pelo elevado número de participantes.

 

Francamente, faço um balanço positivo. Sobretudo se atendermos a que, os colaboradores da Festa do Avante são isso mesmo: colaboradores e voluntários. Gente que perde muitas noites de descanso em prol de uma causa comum. É este um dos muitos lados positivos de quem vive o sentido do associativismo. Eu, infelizmente, vivo mais voltada para o meu pequeno mundo interior que para o exterior. E era bem mais feliz quando vivia para além das minhas fronteiras pessoais.

 

 

  Estive lá.

  Fiz 55´46´´ no meu cronómetro.

  Foram 10 Km a trocar gracejos com dois elementos da minha equipa até à  Baía do Seixal. Depois, encontrei um amigo de corridas - o João - e fui com ele a conversar até à Meta. O mundo é pequeno e íamos três ribatejanos, oriundos de terras vizinhas, a correr lado a lado, na margem sul do nosso querido Tejo.

Custou-me imenso o último quilómetro. Parecia que nunca mais acabava... Bem sei quais sãos os motivos: falta de treino e tabaco a mais.

Cumprimentei a senhora loura do post da Corrida contra o tempo. É simpática e positiva tal como esperava. Ainda conversei um pouco com outra cara conhecida das corridas - a Angelina - a propósito de continuar a fumar.

Um Diploma com direito a entrar gratuitamente na Festa, uma t-shirt muito bonita, mas enorme, um montão de publicidade a outras provas e um grande cansaço foi o que trouxe comigo.

Agora, depois de "escrevinhar" este registo vou, uma vez mais fazer a selecção do meu "Programa de Festas" que se segue.

Sim, porque "Avante". Melhor ou pior é avante porque estaremos nesta corrida até que Deus queira.

 

 

img60/8923/festadoavante2008003di4.jpg

 

img60/3874/festadoavante2008007bj5.jpg

 

img364/1838/festadoavante2008euejoowt5.jpg

 

 

 

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO