existe sempre alguém ...passo e fico como o universo...
24
Abr 10
publicado por alemvirtual, às 22:15link do post | comentar

Gritar Liberdade. Grito de Mim. Grito de Ti.

 

Grita-se assim; como louca; como quem grita: "Vontade de Ti".

E neste verde, me perco assim. Sem rumo certo. Rumo de Ti...

Subi a serra. Desci aos vales. Enlacei os montes.

Ouvi o rio. Senti o sol. Olhei o céu (azul, sim; que o céu é sempre zul).

 

Corri na brisa...Engrandeci. Enrubesci. Pensei em Ti.

 

Cantei no verde. Ri no azul.

 

(Azul e Verde? Não há mais cores?)

 

Aqui, talvez...Na minha face...o tom vermelho.

Bochechas rubras? É de menina...

Face rosada? é de mulher...

 

Pensei em Ti. Gritei por ti.

 

Foges comigo?

 

(LIberdade)

 

(...24 de Abril de 1974. Menina... Nunca esqueço os meus "capitães" e aqueles que nunca o foram, mas que "lá foram". Por mim. Por ti. Por todos nós. Cresci com eles...Tancos Militar. Uma eternidade)

 

 

25 Abril de 2007 (esta recordação e não outra...sem ser por acaso)

 

Que pena, não haver outro registo aromático além do da memória dos nossos sentidos.

  

Na margem norte do Tejo, encastrada entre margens verdejantes e campos perfumados, ornados das roxas flores do rosmaninho, salpicado de giestas e estevas, surge a vila onde reside a minha mãe. Estes campos e montes que num passado recente foram solo fértil de pinheiros robustos e seculares são, hoje, túmulo dessa vida abundante. Apenas braços descarnados, inertes, secos, da cor negra do queimado se erguem em direcção ao céu. O verde das copas não existe, porque não existem copas. Resta o verde que cobre o chão. Este chão do meu país que, de vida renovada, se teima em cobrir...contra a mão de fogo que o destrói, contra o destino que lhe corrói as entranhas, meu país e estes meus campos resistem...

 

Cheguei. Sinto o pulsar do coração ribatejano...meu coração também bate, neste compasso especial, neste dia especial, como há mais de trinta anos atrás bateu...bateu num nervoso infantil, pressentiu, mais que compreendeu...Hoje, compreende...tenta não esquecer...

Olho a placa "Polígono de Tancos" , envelhecida e firme, tal como firme foi a coragem dos que daqui partiram e firmes serão as minhas rcordações ainda que envelhecidas....

Um sinal de mensagem no telemóvel, desperta-me do torpor em que mergulhei. "Saudações democráticas"- leio.

 

Minha mãe, idosa, curvada ao peso dos anos e da vida atribulada e sofrida, parece nem me reconhecer quando entro.

"Ah! És tu, minha querida!" , e é tudo quanto consegue dizer porque a emoção lhe prende a voz. Prende-me também num abraço interminável...Ali permanecemos, juntas, envoltas no aroma de flor de laranjeira que, do quintal, invade a casa. Chilreiam os pardais. Os pardais que ela alimenta diariamente com pão molhado ( como se não lhes bastasse o alimento farto que retiram do quintal...). "São a minha companhia" - repete.

 

O chão cobre-se de um tapete perfumado de flor de laranjeira. Passeio sobre ele. Agitados os ramos por alguns golpes de vento, lançam sobre mim uma chuva imensa de flores brancas. Inspiro profundamente este aroma inigualável.

Desce sobre mim uma chuva de pétalas.

Flor de laranjeira...

 

As árvores oferecem os  frutos carnudos aos nossos olhos...alguns nos ramos mais altos, parecem convidar a subir....

Eu subo. Trepo um pouco pelo tronco. Agarro-me a um ramo mais forte e estico-me para apanhar uma laranja enorme...sinto-me como uma princesa dentro de um castelo.

E aos meus ouvidos parece chegar uma voz, suave como num sussurro:" És a minha princesa". Essa voz que se silenciou há tantos anos quantos os que nasceu a voz da liberdade.

Meu país, meu castelo de flor de laranjeira...

Que saudade.


Que bom poder ler outra vez as tuas belas palavras que aconchegam a alma...
Bem hajas!

Um beijo

Carlos Coelho
Carlos Coelho a 24 de Abril de 2010 às 23:34

Como me encanto com os seus textos, Paula.
Muito obrigado.
FA
Fernando Andrade a 26 de Abril de 2010 às 22:19

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23

25
26
27
29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO