existe sempre alguém ...passo e fico como o universo...
03
Mai 10
publicado por alemvirtual, às 16:21link do post | comentar

 

Inserida nas comemorações do Dia Internacional do Trabalhador e do 40º Aniversário da CGTP-IN, realizou-se a 29ª Corrida Internacionald do 1º Maio.

Esta foi uma prova desportiva para os preferiram uma manhã de desporto:

Uma prova com a distância de 15km com partida e chegada ao Estádio 1.º de Maio na Av. Rio de Janeiro, em Lisboa. Para os menos preparados fisicamente ou que não apreciam grandes distâncias, realixou-se uma Mini-Corrida com partida da Alameda D. Afonso Henriques e precurso de 4 Km, até ao Estádio do Inatel.

Sem dúvida que foram criadas as condições para que, o Dia Internacional do Trabalhador, fosse festejado com um “hino” ao desporto, apelando à prática de exercício físico e, consequentemente, a um estilo de vida mais saudável, percorrendo as principais Avenidas de Lisboa, raras vezes percorridas a pé.

Uma vez mais, a USL/CGTP-IN convidou à participação de todos, na 29ª Edição desta Prova e, desta forma, valorizarem as Comemorações do Dia Internacional do Trabalhador.

Com cerca de 1400 atletas na prova maior e 400 na mini (segundo dados do site oficila da CGTP-IN), a manhã do 1º de Maio é associada a uma prova “clássica” do atletismo nacional, na qual muitos fazem questão de participar, tornando-a uma tradição nos seus calendários pessoais ou agendas desportivas dos respectivos clubes.

Na classificação geral, os atletas que obtiveram melhores resultados foram:

Masculinos:

1º NELSON CRUZ - GDU CAXIENSES 00:47:17

2º BRUNO FRAGA - GDR REBOLEIRA 00:47:26

3º HELDER ORNELAS - GDR CONFORLIMPA 00:48:52

 

Femininos:

 

1ªFILOMENA COSTA - SC BRAGA 00:54:10

2ª MÓNICA ROSA - MARATONA CP 00:55:02

3ª ERCILIA MACHADO - SC BRAGA 00:56:07

 

Ressalta a organização e simples e eficiente. Abastecimento de água, indicadores quilométricos, orientação no percurso e uma muito bem montada operação de corte ou condicionamento de trânsito, o que possibilitou uma corrida em segurança e um poupar no “desespero” de quem aguardava nos cruzamentos, em veículos particulares ou transportes públicos.



É uma prova emblemática da luta proletária, num dia marcadamente simbólico na vida dos trabalhadores.

O esforço da corrida...um paralelismo com o esforço da luta...

E se de sonhos e lutas se marcou este dia e se marcam todos os Dias Internacionais dos Trabalhadores, porque não fazer nascer um outro sonho? Possibilitar a presença de atletas em cadeira de rodas. Trabalhadores como todos. Atletas como todos. Pessoas como todos. Ou não? Não. Bem, em abono da verdade, sejamos justos. Os portadores de deficiências, sensoriais (felizmente vi quem não pode ver a correr), motoras ou de doenças crónicas (e quantas vezes incapacitantes) não são como eu, como tu ou como ele, cidadãos ditos “normais”. Se quisermos ser mais justos, saberemos dizer que são muito mais trabalhadores, muito mais atletas e muito mais pessoas que todos nós. Numa sociedade dita “inclusiva” e que apregoa integração, ser portador de deficiência ainda é um “lamentável equívoco”...(apesar de toda a Legislação, de todas as Declarações, de todos os Tratados...)... por isso, são mais...(uma discriminação positiva, que me entendam, por favor)



Eu, neste Dia 1º de Maio, nesta 29ª Edição da Corrida, corri um pouco por todos eles. Porque os levei no coração.

A quem me ensina (e me esninou) a ver a vida com “outros olhos”, bem hajam. E perdoem as limitações a que este nosso país vos obriga...



Ana Paula Pinto

(uma pseudo-atleta; uma trabalhadora; uma cidadã portuguesa)

 

 


Olá, também tive o prazer de participar nesta corrida, gostei da organização assim como de toda a festa, também apreciei a camaradagem entre os atletas. O percurso foi bonito, como bem referiu, e foi bom correr nas artérias em que habitualmente viajamos de carro ou em transportes públicos. Já tinha "por aqui" passado e gostei do modo poético como descreve as crónicas. As maiores felicidades!
João Melo a 5 de Maio de 2010 às 09:46

mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
20
22

23
25
26
27
28
29

30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO