existe sempre alguém ...passo e fico como o universo...
13
Set 10
publicado por alemvirtual, às 21:35link do post | comentar

Sábado, 11 de Setembro, 17 horas e 30 minutos

Uma localidade pequena a mostrar como se promove uma "grande" prova.

Quase 10 Km (quase porque faltavam 10 metros). Um percurso circular com 4 voltas à localidade. Uma descida e uma subida dignas de registo. Um dia de calor... Um termómetro digital na rua marcava 36º.

O Clube do Sargento da Armada participou com onze elementos (10 na corrida e 1 na caminhada). Por equipas, obeteve o 2º Lugar. Quase todos os atletas se posicionaram entre os quatro ou cinco primeiros do seu escalão. Globalmente, um muito bom desempenho, onde alguns mostraram que a preparação física não fica em "segundo plano", mesmo nas férias (não é o meu caso, claro! Ainda assim, fiquei em 4º lugar de Veteranas. Vale o que vale...La Palisse não diria melhor!).

 

Além de prémios monetários para os primeiros ateltas da classificação geral, havia a possibilidade de um prémio pecuniário extra para quem superasse o record da prova que se situa nos 30´19´´. Nas três primeiras voltas, a quem passasse em 1º lugar em frente a um estabelecimento de restauração (esqueci o nome) seria atribuído ainda uma garrafa de Whisky (possibilidade de acumular três unidades). Houve um prémio especial para o atleta "menos novo" e um destaque para a primeira atleta feminina da terra. Para todos, troféus alusivos à prova, criados especialmente para o efeito (uma reprodução em acrílico e imagem da igreja de Nª Srª da Saúde), t-shirt, água e sumo natural. Muita simpatia e a promessa de para o próximo ano sortearem 5 jantares (oferta do proprietário do estabelecimento que ofereceu as garrafas).


Gançaria, pertence ao concelho de Santarém, mas fica "paredes meias" com Rio Maior. Já fora dos limites do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, mantém as mesmas características de relevo, fauna, flora e clima.
Se bem que aparecesse escrito "Gansaria" nos dorsais e em alguns cartazes publicitários, creio que o original seja Gançaria. Uma questão de "pormenor"...
Mas muitos pormenores destacam esta prova e a localidade: o empenho, a simpatia e a excelente organização; os colaboradores na prova; a "delicadeza" com que a povoação se "ornou" para festejar Nª Srª da Saúde. Não via há muito tempo, tapetes de rosmaninho e alecrim no chão, flores e laços de seda nas portas e janelas e muitos, muitos outros pormenores que denotam o carinho e a devoção por Nª Srª da Saúde.


A forma como a localidade se envolveu e promoveu os festejos e, concretamente a prova de atletismo e caminhada, é sem dúvida exemplar.
Exemplos destes são a prova de como "uma prova pequena se pode tornar uma grande prova"!


Olá Ana Paula
bom acima de tudo que estiveste presente, pela descrição deve bem valer a pena uma visitinha numa próxima vez...a menos que seja no mesmo dia que as Lampas, já com a prova do Mota aconteceu o mesmo, também foi na tarde do último sábado...
Continuação de boas corridas (são todas) e até um dia destes.
Beijos das princesas, abraço.
Teu amigo corredor.
Corredor a 13 de Setembro de 2010 às 22:13

olá Ana Paula;

É bom participar neste tipo de provas. É sempre importante incentivar quem as organiza e que de uma forma simples fazem coisas tão boas.
Parabéns pela participação. Continuação de boas provas.

Abraço dos Xavier's
Jose Xavier a 13 de Setembro de 2010 às 22:27

Boa noite, Xavier´s :-))

Muitas corridas pelas terrras das flores?
Ainda não esqueci a delícia que foi ouvir a descrição de algumas delas.
Estes últimos tempos têm sido um tanto ou quanto atarefados e não tenho "viajado" até lá:-) Preciso colocar um "voo" directo, pois tenho sempre de fazer "escala".

Um beijinho para o casal Xavier.
Boas provas, ainda que com chuva e neve, ainda que por terras quase pantanosas, mas sempre com um enorme prazer:-))
alemvirtual a 16 de Setembro de 2010 às 00:20

Olá Ana,
Imagino o excelente convívio, boa moldura de prémios.
Parabéns pelo teu desempenho e da equipa.
bjs
Vítor e meninas
Vitor Veloso a 13 de Setembro de 2010 às 23:27

Olá Ana Paula

Achei curiosa a tua observação relativamente ao nome da povoação, Gançaria ou Gansaria? Pelo que li na wikipédia o nome será Gançaria e é isso que está no brasão da mais nova freguesia do concelho de Santarém. Mas... Será mesmo Gançaria?

Em pesquisa verifiquei que também há Gansaria para a mesma freguesia. Fica-me a ideia que estando a maior parte das referências desta Gansaria em língua inglesa e como sabes eles não utilizam o c cedilhado, transformaram o ç em s tal como o fazem com Moçambique vs Mozambique (só que neste caso s toma a forma de z).

Por isso Gansaria será um inglesismo de Gançaria.

Repara que eu coloquei uma interrogação no intróito inicial, «Será mesmo Gançaria?»

Pois é, é que há empresas em Gançaria, escritas em português, que em vez de Gançaria escrevem Gansaria e ainda por cima há uma que deveria ser mais portuguesa que as outras, é a Sociedade Filarmónica de Gansaria que colocou isto no seu CD de lançamento. Queres ver que afinal no passado era Gansaria e não Gançaria o nome da povoação?

:)

Parabéns a toda equipa do Sargento da Armada pela excelente prestação e pelo teu 4º lugar.

Pró ano vais às Lampas que as promessas não podem ser por muito tempo adiadas.

:)

Tudo de bom

Mário Lima a 14 de Setembro de 2010 às 04:26

Olá Ana Paula!
Magnifica descrição de uma corrida.
São palavras que nos fazem sentir os momentos vividos.
Sou do distrito de Santarém e curiosamente nunca fui a esta povoação, mas conheço o “bairrismo” de alguns dos seus habitantes.
Aproveito para a felicitar pela posição obtida e desejar que o ano, escolar e de corridas, lhe corra muito bem.
Luís Mota
luís Mota a 14 de Setembro de 2010 às 15:38

mais sobre mim
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
14
15
16
17
18

20
22
23
24
25

27
28
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO