existe sempre alguém ...passo e fico como o universo...
25
Mar 07
publicado por alemvirtual, às 18:52link do post | comentar
Quarto dia da estação da Primavera, do ano da graça de 2007. Dia 25 de Março, Domingo, VII Prova Prof. António Lopes, Salvaterra de Magos.
 
Numa das rotundas principais da vila, um artista perpetuou em bronze a dialéctica homem-touro, eternizando o movimento selvagem do “rei” das lezírias perante a supremacia corajosa do campino, num confronto de titãs.
 
A povoação, ainda dormia placidamente quando começou a ser invadida pela multidão colorida dos participantes da corrida. As ruas, antes vazias e silenciosas, encheram-se, ganharam vida e alegria. Música e vozes disputavam um lugar no entendimento de cada um…
Nos altifalantes espalhados pela vila, uma gravação incansável, anunciava continuamente a Corrida do Tomate, seus cavaleiros, grupos forcados e os mártires que mais tarde, fariam o deleite dos aficionados.
Não gosto de touradas. Respeito quem gosta. Reconheço o valor cultural e o peso da tradição nas populações, neste caso na portuguesa, mas prefiro espectáculos menos sangrentos. Bem sei que o toureio e a tourada fazem parte desta identidade colectiva que me “corre nas veias”, mas ainda assim…
Ainda assim, todo o vermelho que desejo ver salpicando o chão é o da papoilas que desafiam o império verde dos campos, elevando-se graciosas ao olhar de quem passa.
Eu passei e corri e vi muitas papoilas na estrada de campo por onde decorreu a prova dos 12 Km.
Comigo, antes e depois de mim, homens e mulheres corriam também. Enchemos a estreita estrada, éramos centenas…E uma paleta colorida alongou-se campo fora… Percurso regular, elevado sobre os campos arados e o verde dos salgueiros, concorrendo com o Tejo serpenteando ao nosso lado, tornando-se visível aqui e ali, num capricho dos verdes braços estendidos…
Tejo azul, céu azul e umas quantas casas de madeira azul, na margem do rio…Garças brancas, cegonhas de peito branco e farrapos de nuvens brancas…
 
O sol brilhava, aquecendo o dia e o corpo dos atletas…Peitos suados, esgares de esforço, determinação no olhar, passadas rápidas, ganhando tempo e quilómetros… assim eram os se cruzavam comigo…eles na vinda, eu na ida.
 
Não importa. Tinha estipulado que o meu objectivo era terminar a prova sem agravar a lesão que teimou em não me deixar durante uma eternidade. Domingo que vem quero participar na Corrida dos Sinos. Não posso estragar tudo: “devagar se vai ao longe”.
 
Quilómetro a quilómetro, uma placa assinalava os já corridos. À frente, na inversão do percurso um abastecimento de água refrescava gargantas sedentas e corpos escaldantes…
 
 Nos últimos quilómetros um desconhecido fez-me companhia. Acertámos o passo um pelo outro…No final, despedimo-nos como dois velhos amigos. Ele agradeceu-me a ajuda que lhe tinha dado. Eu retribuí o agradecimento, pois não sei quem ajudou mais quem…
Gastámos 1h e 8m. Terminei feliz…
Pena nunca conseguir uma camisola que me sirva…Guardo-as religiosamente. São testemunhos das minhas pequenas vitórias. Só tenho L e XL, para quem um S é demais, imaginem… Para que quero eu tanto pano?!!!!
 
img102/4808/corridadesalvaterrademasa2.jpg

Ora Ta calada
Ficas excelente com essa camisola
(que modestia, caramba)

Beijinho
Mikerinos
Pedro de Sousa a 26 de Março de 2007 às 19:27

Está-se mesmo a ver que o mikerinos não corrre... Talvez mesmo só em situações de emergência...

Então não sabia que as camisolas que a Paula refere são as que são dadas como prémio de presença (em quase todas as provas) ? E a que ela enverga é a do clube que representa?
Pois claro que não sabia, mas já ficou a saber.

E a Paula vá sempre insistindo para as organizações lhe trocarem o tamanho da t-shirt. Muitas vezes se consegue!

Parabéns Paula por mais esta "Corrida" ganha!

Ana
http://www.mariasemfrionemcasa.blogspot.com/
http://ascronicasdaana.blogspot.com/
Ana Pereira a 26 de Março de 2007 às 19:57

Olá aos dois

Tive que me rir...
Conhecendo-os, posso bem imaginar o vosso ar maroto e brincalhão, sobretudo o de Mikerinos.

Deixo um desafio ao Mikerinos: faz como eu. Começa a correr. Ah! e desculpas tipo "não tenho tempo" não servem. Eu bem sei a vida ocupada que tens.
Pensa nisso. Tens aí um óptimo espaço para começar...


Ana, relativamente às camisolas, nem sempre há números para trocar. Eu bem tento (isso foi mais um gracejo que escrevi, mas não deixa de ser pertinente reflectir um pouco sobre o dinheiro "esbanjado" pelos patrocinadores e apoiantes das provas, neste género de lembranças. Preferia que fizessem um donativo a uma instituição)

Beijinhos

A.P.



alemvirtual a 27 de Março de 2007 às 08:05

Boa tarde,

Agradeço a sua visita ao meu blog.
Quanto ao sonho de correr uma maratona, o que lhe posso dizer é que quando o sonho desperta a realidade fica mais próxima.

Boas corridas e muitas felicidades...

José Capela

http://pernasparaquetequeroblogspot.com
José Capela a 28 de Março de 2007 às 18:24

Olá!
És tu que vais com essa pedalada toda? Se és tu, ficas bem dentro dessa camisola! Mas não te preocupes com a camisola, preocupa-te com as "perninhas e com a bomba". O sonho de quem inicia uma corrida é sempre chegar ao fim e fazer sempre por chegar em primeiro lugar. Sabe bem ser o (a) primeiro (a) a tocar a meta. Faço votos que tenhas muitas vitórias e deixo aqui o meu obrigado pelos teus dois comentários aos meus blogs. O Quico anda aqui todo contente a dizer-me que ainda bem que não é obrigado a correr contigo. Uma marradinha dele e um bjs. meu. Sonha sempre!
Ventor a 28 de Março de 2007 às 23:46

Obrigada Ventor

Sou mesmo uma sonhadora, mas basta-me chegar ao fim. Claro que, se conseguir ser uma lesma um pouco mais rápida tanto melhor! :))

Os teus blogs foram das maiores riquezas que encontrei pelo mundo da blogosfera.

Obrigada ao Quico. Eu tenho um Óscar que é a minha "sombra" em todo o lado. Neste momento está aqui e manda uma lambidela. Já me disse que se chegasse ao teclado, trocaria impressões com o Quico e com o Ventor e com todos os outros potenciais amiguinhos que decerto habitam por estas paragens...

Beijinho
Paula
alemvirtual a 29 de Março de 2007 às 08:20

mais sobre mim
Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

26
27
28
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO