existe sempre alguém ...passo e fico como o universo...
17
Fev 12
publicado por alemvirtual, às 16:19link do post | comentar

Carta aberta ao Presidente da Câmara e um apelo a mais manifestos, junto dos mesmo através do email geral@cm-constância.pt

 

 

 

Exmº Sr. Presidente

Foi uma consternação quando soube, hoje, que o Grande Prémio da Páscoa de Constância tinha sido cancelado. Telefonei de imediato e ouvi a sua confirmação.
Uma opção inscrita nas contenções orçamentais

Uma das provas mais emblemáticas, sem dúvida, do nosso calendário desportivo, não só pela envolvente paisagística, mas também pela quadra e pela afetividade com que todos os praticantes de atletismo, desde os mais jovens aos "resistentes" com muitas rugas no rostos, eram acolhidos na Vila Poema. 

Contava mais de duas décadas... 

Permita-me que, além de manifestar a frustração pelo cancelamento enquanto amante da modalidade, expresso a minha tristeza pelo imenso significado afetivo que correr em Constância, em memória da minha filha significava para mim. Algo irrisório, é certo para os demais, mas não para o grupo que anualmente me acompanhava nesta homenagem. 

Apelo a que o Grande Prémio da Páscoa de Constância se realize. A não se realizar, deixará um vazio imenso no quadro do atletismo nacional. Uma tradição que importa manter. Um evento desportivo que pela sua importância, marca e originalidade integra o nosso património e a identidade de Constância.

Em meu nome e no de muitos atletas com quem tenho falado, julgamos que a inscrição sob um determinado preço, poderia ajudar a colmatar as despesas inerentes e, por ventura, reverter a decisão tomada. É esse o meu apelo.

Não deixe que o Grande Prémio de Constância morra. Há tradições indissociáveis das festividades do concelho e de Nossa Senhora da Boa Viagem. Esta é uma delas. Constância é poema, mas também é arte, beleza e desporto. A sua identidade é a constância de ser Constância.

Com os melhores cumprimentos.

Ana Paula Pinto

Apesar de me encontrar longe(Bélgica) subscrevo na totalidade esta carta.

A prova não se realiza porque a vontade política não existe.
Manuel Marques a 17 de Fevereiro de 2012 às 21:57

Manel,

obrigada pelo apoio que tem demonstrado sempre.
As motivações desta decisão, desconheço. Sei que estamos em tempo "magro", mas pode ser que se consiga altera. Era bom uma "corrente" nesse sentido.

Tudo de bom para si
alemvirtual a 17 de Fevereiro de 2012 às 22:34

OLA PAULA,
acabei saber da triste noticia.
nao ha duvida que quando nao ha vontade, tudo serve de desculpa.
a troco de uma suposta " crise ", corta-se na corrida!!!
bastava alguma boa vontade!! se a inscriçao fosse paga e até poderiam arranjar algum patrocinio privado local, que teriam condiçoes para realizar a prova.
parece que é mais facil arranjar soluçoes para eles encherem os bolsos deles !!!
peço desculpa pelo desabafo, mas a limites para o cinismo.
bj
antonio pereira
antonio pereira a 18 de Fevereiro de 2012 às 00:13

Acabei de saber pelo blogue do João Lima... Fiquei tão triste.
Pode ser que consigamos encontrar-se lá todos na mesma.
beijinho eugénia
Eugénia do Vale a 18 de Fevereiro de 2012 às 11:57

Ana Paula
penso que seria a 25ª edição, a "crise" de que tanto se fala é bem maior do que se diz, é uma crise de falta de visão, corta-se a torto e direito par se poupar mas depois verifica-se que as receitas diminuem resulatado desses cortes...
Constância sem o seu G.P. não resultará em quebra de receitas oriundas dos que anulamente lá iam além de as belas festas ficarem privadas de uma comopnente desportiva como era o seu G.P.?
Abraço.
António Almeida a 20 de Fevereiro de 2012 às 23:24

É de lamentar que os Município trate de suspender esta prova,que tem sido tão importante para os atletas, para a dinamização desportiva e da própria região.

Certamente não cortam em exageros que deveriam de cortar, sendo mais fácil sempre suspender, em vêz de ver-se a possibilidade da realização, mas de forma diferente.

Parabéns Ana Paula pela frontalidade e tentativa de sencibilidade para que a prova se realize.

Um abraço
dos Xavier's
José Xavier a 21 de Fevereiro de 2012 às 09:45

Cara Ana Paula,
Faço parte de um grupo que se autoproclamou "os amigos da serra".
O nosso objectivo foi similar ao que expressa relativamente ao Grande Prémio de Constância (que tive o prazer de participar em 2011), mas direccionado ao cancelamento do "Grande Prémio Fim da Europa 2012".
Após as várias tentativas, frustradas de demover a CMS relativamente à decisão tomada, 10 "apaixonados pelas corridas e pela serra", conseguimos organizar um treino a que chamámos "treino fim da Europa" com todas as regalias de uma prova....diria mais e sem qualquer tipo de arrogância ", melhor organizado que algumas das provas que por aí andam, EM 3 SEMANAS.
Obviamente que cada um de nós conseguiu o apoio necessário de 3 ou 4 entidades que nos ajudaram.
Tudo a custo 0 para os atletas que quiseram participar.
Contamos com quase 400 pessoas a subir a serra de Sintra e a terminar no Cabo da Roca, com segurança via GNR, postos de abastecimento (águas e bananas) e lembranças ao final. Reportagem fotográfica completa e mais uma data de coisas que não vale a pena mencionar.
Toda esta lengalenga , apenas para lhe dizer que quando tudo falha....assumimos e vamos lutar pelo que acreditamos.
Qualquer informação adicional ou algo em que possa ser útil, disponha.
Nuno
Nuno Marques a 22 de Fevereiro de 2012 às 01:39

Nuno,

muito obrigada pelo seu testemunho e pela ajuda oferecida. Adorava poder contar com um grupo de apaixonados pela corrida e solidários numa homenagem singela que temos realizado desde há 3 anos. No entanto, não me parece possível promover um treino alargado a muitos participantes. Para tal, já deveria ter desenvolvido contactos e esforços, no sentido de assegurar a segurança, pelo menos (pois quanto ao resto, não me parece impossível).
Também não faço ideia de quantas pessoas estariam interessadas em vir.

Soube do treino "Fim da Europa" e da excelente forma como decorreu. Foi uma prova que fiz, há uns anos e adorei.
Agradeço, uma vez mais a sua manifestação.
Um abraço sincero.
alemvirtual a 5 de Março de 2012 às 21:08

Ao casal Xavier, aos António´s (Almeida e Pereira), à Eugénia e aos outros que no facebook se manifestaram pesarosos cm a não realização desta prova, um grande bem hajam.
Beijinhos

Continuação de boas corridas
alemvirtual a 5 de Março de 2012 às 21:11

Bom dia.
Estava à procura da prova de Constância para ver em que data era, quando dou de caras com esta situação...
Fico muito triste, é uma prova que gosto muito de fazer. Não sei quais são os custos de uma prova, mas penso que se todos ajudassem com, por exemplo, 5 euros de inscrição (em 200 pessoas são 1000euros) para pagamento da policia e bombeiros e ofereciam-se uns trofeus aos primeiros (penso que os trofeus não sejam muito caros...) e não se perderia uma prova deste nivel...
Cumprimentos e abraços a todos.
João Plácido (Zona Alta - Torres Novas)
João a 10 de Março de 2012 às 05:15

mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO