HINO AO SOL
... Oh!, disco solar que com teu brilho ofuscante pulsas como um coração e minha vontade parece tua. Oh!, disco de fogo que me iluminas e teu brilho e a tua sabedoria são superiores à do Sol."
Extraído do livro Nefertiti e os mistérios sagrados do Egipto
Apaixonada pelo Antigo Egipto e, particularmente, por Akenaton (Amenófis IV) e Nefertiti, pela sua história de amor e pela "ousadia" de adorar um só deus (Deus?), apaixonada por esta intrincada história de dois seres e sobretudo apaixonada pelo Sol, pela sua luz, pela sua Vida, tal como a minha filhota o era (recordo-me daqueles 4 ou 5 metros de corredor envidraçado em que a sua cama de rodinhas percorria a distância até à sala de radioterapia, do seu profundo suspiro de satisfação e do murmúrio: "Ah, o sol! Srª Enfermeira, mais devagar ..."), assim, também, sou eu.
Com que misto de dor e prazer, saio de casa, semicerro os olhos perante a luminosidade intensa e corro. Corro com lágrimas e sorrisos. Com cansaços e repousos. Com desânimo e coragem. Assim, também, sou eu. E sou-o com este sol que é meu; com esta vontade que me foi dada; e com a minha "estrelinha azul" a guiar os meus passos.
Como odeio cada vez mais os vãos lamentos. Com que agrura perguntaria: "porque vos lamentais?" . Da vida nada sabeis. Nem da morte.
Ligo o cronómetro e lanço um olhar pela estrada à minha frente. Sem carro, saio em passo de corrida na "montra" que é a minha rua. O destino é o Parque do Bonito.
Encontro outros corredores. Afinal, sempre existem corredores no Entroncamento. Vou descobrindo-os. Corro com a música do canto dos pássaros e as águas que se agitam no ribeiro. Corro com o eucalipto e o fresco dos pinheiros. Corro com o azul do céu e o verde da erva. Com os patos e o pó da estrada. E com um alegre "Bom dia, companheira" que alguém me grita. Corro sozinha, mas nunca me sinto só.
Recomeçar não é fácil. Quem disse que o era? Dizer sim, dizer não. Hesitar, renunciar. Querer, não querer. Tudo faz parte da vida. E de mim.
Já conto com dois treinos para as 3 Léguas do Nabão. Não vai ser "pêra doce". Mas é assim que gosto.
Dia 21 Fevereiro - 48 min - 8,11Km
Dia 24 Fevereiro - 44 min - 7,74 Km