existe sempre alguém ...passo e fico como o universo...
25
Mar 09
publicado por alemvirtual, às 08:54link do post

...ou correr por uma causa

 

A corrida, ou melhor, o prazer da corrida mobiliza multidões.

Corre-se apenas porque sim, corre-se  porque há motivos que nos impelem, corre-se também porque há causas que nos unem. Causas mais ou menos próximas, mais ou menos abrangentes, de carácter solidário e social; causas que apoiam e/ou sensibilizam para esta ou aquela problemática...não vale a pena enumerá-las, são de todos, sobejamente conhecidas. Eu também já corri por muitas causas. A que mais me sensibiliza é a Corrida Terry Fox porque revejo nesse jovem o exemplo vivido pela minha filha. Ambos foram vencidos pela doença, mas ficou a sua coragem e determinação.

 

Constância será brevemente, e  uma vez mais, a anfitriã de uma corrida emblemática. Correr junto aos braços verdes do Zêzere e do Tejo, passear pelas sinuosas ruas floridas, contemplar as arcadas e descobrir recantos, saborear as famosas migas carvoeiras, ou prolongar a estadia e participar nas Festas do Concelho (nas quais a prova de atletismo está integrada) e de Nossa Senhora da Boa Viagem, em que, invocando a protecção de Nª Senhora,  se abençoam embarcações e viaturas,  são sem dúvida atractivos suficientes para visitar a Vila-Poema, por alturas da Páscoa.

 

O ano passado não corri em Constância. Não tive coragem. Tinha corrido há dois anos. Este ano penso correr. Pensei também levar a efeito algo que já tinha pensado no outro ano...

 

Correr com a mesma t-shirt com que fiz a minha primeira Meia Maratona em memória da minha filha. Correr lembrando a Margaret em Constância tem um duplo significado: homenagear a sua coragem e a sua luta na luta contra o cancro e recordá-la a quem vir o seu rosto. Recordar ainda que esse rosto tão belo e suave está sob sete palmos de terra, lá no alto, junto à Igreja Matriz, num "amontoado" de areia à espera de sepultura mais digna.

 

Porque tarda tanto um pedido tão simples?

 

No Grande Prémio de Constância vou correr pela Margaret.

 

Haverá mais alguém?

 

 img219/4248/dscn1644ln4.jpg

 img129/6539/dscn1655ld1.jpg

(na Meia de Lisboa)


Cara Ana Paula, a forma sentida e apaixonada como escreve sobre a sua margaret, leva-me a pensar que, eventualmente, a poderei magoar com a descrição que adiante faço. Não é, de todo, essa a minha intenção, mas é o que me vai na alma e por ser de toda a justiça referi-lo.

Já o disse várias vezes, sou pai de dois maravilhosos filhos – um rapaz de 28 anos e uma rapariga de 24 anos – nunca me deram qualquer tipo de dissabor por mau comportamento, quer escolar, quer social, quer cívico, ambos estudaram até ao 12º ano e ambos trabalham e são bem considerados nos seus empregos.

Quando tomo conhecimento da perda de um filho ou uma filha jovem, fico totalmente consternado e reflicto muito como seria se fosse um dos meus. Embora já passasse pela perda de duas pessoas muito queridas, como era o caso dos meus pais, estou convicto que a dor e o luto de um descendente é muito mais profundo e doloroso.

A primeira vez que corri em homenagem e com a Margaret no pensamento, foi na 30ª edição da Meia Maratona de São João das Lampas (2007). Recordo que a Ana Paula anunciou a sua participação naquela edição, mas depois, por qualquer motivo alheio à sua vontade, não compareceu à partida. Porém, isso não foi motivo para que não corresse ao lado de Ana Pereira e a Margaret no pensamento. Aliás, Sem qualquer tipo de demagogia ou hipocrisia, daí para cá, são raras as vezes que não o faço.

Como já o disse noutro local, neste momento estou lesionado e não sei se estarei em condições de correr nessa data. Todavia, há sempre a hipótese da caminhada ao lado da minha mulher que também vai caminhar em homenagem à Margaret.
Orlando Duarte a 26 de Março de 2009 às 23:20

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
17
18
19

22
23
24
26
27
28

29
30
31


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO