Domingo, 28 de abril, Vila Nova da Barquinha
Organizado pelo Grupo de Cicloturismo Barquinhense decorreu a 6ª Edição do "Almourol à Vista", um Passeio/Maratona BTT com o Tejo e as suas margens como cenário.
Como todos os apontamentos das provas em que participo, este não é um relato técnico nem profissional, mas o testemunho pessoal de uma recente amante da modalidade. Escapa-me, ainda, a terminologia própria, aquela linguagem específica que os "mais entendidos" adotam, pelo que os conceitos empregues podem não corresponder ao significado mais correto; são estes ruídos comunicacionais que deverão ser justificados face à imaturidade da prática.
Como em todas as provas, também nesta predomina a emoção de "estar aqui" e não a objetividade em si...
E nada melhor para começar, que recorrer às palavras com que, por hábito, se costuma terminar... Parabéns! Parabéns à organização. Parabéns aos voluntários. Parabéns aos colaboradores e apoiantes. Parabéns aos participantes. O evento trouxe vida, cor, alegria e desportivismo à região. Reforçou a capacidade organizativa e a mobilização de recursos e "boas vontades" de um pequeno (grande) clube. Foi (é em cada ano) um contributo para a afirmação da região, deste território tão encastrado nas margens do Tejo, no panorama dos desportos (e do Turismo) em Natureza. Fomenta o prazer da vida ao ar livre e da adoção de hábitos saudáveis. Promove o desporto, o respeito pela natureza, pelo ambiente e seus ecossistemas. Por um dia de grande valorização pessoal, bem hajam.
Cedo, bem cedo se abriram as portas do Secretariado da prova nas Piscinas Municipais da Moita. Dorsais levantados. Bolinhos, café e sumo tomados. Atletas alinhados e soa a partida.
Foram cerca de 600 os que se distribuíram pelos percursos de 35 ou 70 Km. Com um grau de dificuldade média, atribuído pela organização, partiu-se à descoberta (sim, que em cada ano, há sempre um trilho diferente) do verde e do azul...
Trilho da Azenha... com o canto da água do regato e a fresca sombra dos vales...
Trilho dos Pinheiros...com o aroma da caruma e o abraço das copas...
Trilho do Castelo...
Trilho da Água...
Trilho dos Espargos...
Trilhos, trilhos...pontes...escarpas...e...estradões...
Autoria Pedro Gonçalves
Autoria (Desculpem, mas nãome lembro)
E claro, de Carlos Vitorino!
Fotos, milhares de fotos em
https://www.facebook.com/groups/166410186734054/?hc_location=stream
https://plus.google.com/photos/101350236941001412187/albums/5872321461887150945